http://www.makepovertyhistory.org Usina de Pensamentos: A culpa e a moralidade cristã

Criar, mudar, refinar o pensamento! Viver o sentimento e sentir o que é vivido! Enxergar as ilusões recolocar-se na realidade! Ter insights, sentir-se continuamente inspirado... Seja mais um operário na Usina de Pensamentos!

sábado, 1 de dezembro de 2007

A culpa e a moralidade cristã

Ultimamente, perturbado por alguns tristes acontecimentos ocorridos neste final de ano, desenvolvi uma linha de pensamento que julgo ser digna de merecer profunda reflexão, por isso, agora almejo encadeá-la em alguns parágrafos para que pudesse ruminá-la em seus pormenores.


Começo então com um questionamento, que pode parecer abstrato e de fato está mais ligado à religião do que qualquer outra coisa: EXISTE A POSTERIDADE???

Notem, não peço a ninguém que explique como é ou que descreva os detalhes tal ambiente, mas definir pra si e ter coragem de assumir se tal fato existe ou não.

Segundo a tradição católica predominante isso existe, portanto, devemos evitar toda sorte de pecados, para que não contaminemos nossa alma, que será elevada a Deus no momento da nossa morte.

Mas se não existe, essa coisa de vida após a morte, como ficam os nossos pecados, ou melhor, a nossa culpa?

Não seria essa "culpa" apenas uma forma de manipular o processo de tomada de decisões da maioria das pessoas? Dessa forma, umas poucas pessoas teriam poderes para influenciar o comportamento de multidões, utilizando a culpa e o pecado como instrumento para tal.

Não digo que o sentimento interno e genuíno de culpa não exista. Mas seu controle excessivo pode estar mais voltado como uma forma de controle social do que voltada para desenvolvimento espiritual e pessoal.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home