http://www.makepovertyhistory.org Usina de Pensamentos: 1001 Discos - 0004

Criar, mudar, refinar o pensamento! Viver o sentimento e sentir o que é vivido! Enxergar as ilusões recolocar-se na realidade! Ter insights, sentir-se continuamente inspirado... Seja mais um operário na Usina de Pensamentos!

sábado, 22 de novembro de 2008

1001 Discos - 0004


Aerosmith
Pump
(1989)

O(s) Cara(s)

O acaso apronta mesmo diversas surpresas conosco. Enfim, o ROCK!!! Daí eu te pergunto: existe uma definição mais crua e pura de rock do que a que este álbum nos oferece?

Escute, então, os primeiros 30 segundos de "Young Lust". Não precisa de mais nada. Você só precisa disso para descubrir se tem ou não "rock'n'roll na veia". Basta que você ameace fazer o "headbangin" ("bater-cabeça" na gíria do rock) ou então bater o pé no chão. Se você o fez, já passou no teste. Se não foi o bastante para se sensibilizar não se preocupe, você tem uma segunda chance.

Na segunda faixa do álbum. Ouça o timbre da guitarra na intro de "F.I.N.E.". Incrível, não é mesmo?

Não??? Então tá bom. Da terceira não passa. Poucas coisas são mais rock'n'roll do que aquelas estrofes de "Love In Elevator" do tipo call-and-response. Dá pra imaginar o Steven Tyler no palco dando suas piruetas, cantando como poucos e a galera respondendo "uô-ô" - "uô-yeaaah". É demais!

Se você conseguiu captar a idéia logo na primeira música ou então se já conhece esse álbum de trás pra frente, espero que esteja concordando comigo, portanto lhe indico uma coisa a fazer: VAI CURTIR O ROCK, meu filho!!!!!! Deixa esse negócio de ficar lendo blog pra lá...

Mas se você está com tempo e paciência e quer saber a minha opinião sobre o resto de disco, continuemos...

Ah! Aproveitando a pausa, agora falando um pouco mais sério, deixarei aqui registrado outro agradecimento, mas esse bem mais significativo e mais intenso porque dessa vez é do fundo da minha alma mesmo...

Perdoe a cacofonia, mas esse som é a cara do cara. Ele é tão pouco fã de Aerosmith que tem a guitarra Gibson Les Paul Joe Perry versão assinatura em edição limitada e numerada. Uma "bagaceira" dessa hoje vale uns $10k num ebay da vida. E o pior: lembremos a guitarra não funciona sozinha. Não basta TER o instrumento, tem que saber TOCAR e o cara TOCA DEMAIS! Sei que devo muito pra muitas pessoas, sobretudo em termos de influência musical, mas esse cara me ensinou a ter uma sensibilidade, principalmente no âmbito do rock, que pra mim é bem complicado de se dimensionar. Aprendi demais com ele. Começamos a ouvir rock juntos, ainda bem moleques.

Lembro-me de começar ouvindo os CD's antigos do Bon Jovi (que são bons, sim, diga-se de passagem :P) e depois um loooongo tempo ouvindo basicamente Iron Maiden e heavy metal. Depois, o nosso campo musical foi se abrindo alguns preconceitos de adolescente caindo e chegamos ao Aerosmith.

Lembro-me de ir visitá-lo para gente ouvir os cd's que comprávamos na época e me lembro perfeitamente do dia em que eu PIREI ouvindo o Get A Grip. A última faixa especificamente. Nesse dia ele me emprestou esse álbum (pow, é mesmo, ainda não existia NEM DE PERTO um mp3 ou internet ou qualquer coisa que o valha) e eu escutei essa música umas 15 vezes seguidas. Ela é instumental, achei ela a maior viagem. Claro, escutei o álbum na íntegra inúmeras vezes também.

Outro álbum do Aerosmith que tive o imenso prazer de conhecer através de uma gentileza desse garoto foi o "Permanent Vacation" que, na minha opinião compete com o "Pump" para melhor disco dessa banda. Lembro-me perfeitamente que eu gravei o "P.V." numa fita k-7. Fita que gastei de tanto ouvir.

Então, como vocês podem notar, é difícil falar de Aerosmith sem mencionar o nome desse rapaz. Então, VALEU DEMAIS FABRIÇÃO! Saudade tua, irmão...


Agora, voltando ao PUMP, onde estávamos? Ainda na TERCEIRA FAIXA??? Interessante... Talvez seja esse o motivo pelo qual eu estava tão ansioso para que o "1001 Discos" caísse em um CD de rock. O leque de possibilidades a ser explorado por mim é um pouco maior. O lance, foi que logo de cara, caiu num dos CDs favoritos do Fabriçágenos. Não só isso. Esse é o disco que mais define esse cara pra mim. Compreende? Aí é covardia...

Agora sim, voltando ao "PUMP", podemos resumi-lo da seguinte forma. O álbum tem 10 faixas. Dessas, cinco, ou seja, METADE são hits consagradíssimos que dispensam qualquer comentário. Cito. Qualquer coisa que eu fale sobre "Love In Elevator", "Monkey On My Back", "Janie's Got A Gun", "The Other Side" e "What It Takes" vai ser inócuo.

Um álbum de ROCK que vendeu tanto quanto esse já fala por si. Não é fácil um disco de hard-rock obter tanto sucesso. Principalmente para o Aerosmith que vinha de uma fase complicada de brigas internas no início da década de 80. Mesmo que você NÃO seja um fã da banda, tendo você nascido antes de 1990, tenho certeza de que já ouviu todas essas, mesmo que não saiba disso. Em uma rádio, em clipes, filmes, premiações, bandas fazendo covers (nem que seja carinha inventando uma versão em sertanejo ou pagode), etc, etc, etc. Aerosmith já tocou muito.

A outra metade que separo desse disco, que na minha opinião é ainda melhor, não propriamente pela qualidade das músicas, mas justamente por não ter sido tão saturada pela mídia, separa músicas como "Young Lust", "F.I.N.E.", "My Girl", "Don't Get Mad, Get Even" e "Voodoo Medicine Man". Não por acaso a parte mais pesada do álbum. =)


Outro detalhe importante a ser mencionado. Não me recordo da última vez em que havia escutado esse disco. Coisa de 3 ou 4 anos, talvez mais. Mas quando coloquei ele para rodar eu parecia ter 15 anos novamente.

Não simplesmente pelas memórias e experiências aqui mencionadas, mas pela qualidade da música em si. Vibrei muito. Um dos melhores discos de hard-rock já lançados, sem dúvida. Ele voltará a figurar na minha playlist com maior frequência. Pra mim, não é simplesmente um disco qualquer, da banda do "pai da Liv Tyler". Não. Esse álbum está marcado, para sempre, na minha vida.



Pump
Studio album by Aerosmith
Released September 12, 1989
Recorded February-June 1989
Genre Hard rock, blues-rock
Length 45:37
Label Geffen
Producer Bruce Fairbairn

1. "Young Lust" – 4:18
2. "F.I.N.E.*" – 4:09
3. "Going Down" – 0:17 / "Love in an Elevator" – 5:21
4. "Monkey on My Back" – 3:57
5. "Water Song" – 0:10 / "Janie's Got a Gun" – 5:28
6. "Dulcimer Stomp" – 0:49 / "The Other Side" – 4:07
7. "My Girl" – 3:10
8. "Don't Get Mad, Get Even" – 4:48
9. "Hoodoo" – 0:55 / "Voodoo Medicine Man" – 3:44
10. "What It Takes" – 6:28

* After the end of "What It Takes" there is a brief, untitled, instrumental hidden track.

Marcadores:

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

mirror: http://lix.in/-576792

qui. ago. 13, 09:02:00 PM

 

Postar um comentário

<< Home