http://www.makepovertyhistory.org Usina de Pensamentos: 1001 Discos - 0013

Criar, mudar, refinar o pensamento! Viver o sentimento e sentir o que é vivido! Enxergar as ilusões recolocar-se na realidade! Ter insights, sentir-se continuamente inspirado... Seja mais um operário na Usina de Pensamentos!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

1001 Discos - 0013



Butthole Surfers
Locust Abortion Technician
(1987)

Arrojo sem limites

Um álbum indigesto. A onda experimental desse disco chegou a tal nível, que pra mim foi muito difícil de acompanhar o seu ritmo. No entanto, esse "experimentalismo" não lembra em nada aquela coisa genial e brilhante da década de 60 e 70. Não. Esse disco transborda aditivos químicos. Muito. De todos os tipos e variedades. A droga foi o principal combustível para composição desse álbum. A tal ponto que, não sendo um usuário, você terá dificuldades em compreender a magnitude dessa obra.

Entretanto, com certa sensibilidade, é possível perceber que esse álbum foi uma rica fonte de influência das mais diversas formas para vários artistas, principalmente da década de 90. Bandas como Nirvana, Soundgarden, Faith No More, Red Hot Chili Peppers, Incubus, entre várias outras que vinham se estabelecendo no cenário alternativo dessa época certamente aproveitaram muitas das boas idéias contidas nesse audacioso álbum do Butthole Surfers. Quais idéias?

Classificado dentro da categoria de rock alternativo, esse álbum tem uma essência punk tocada em ritmo notadamente mais lento. A maioria das músicas não é cantada, tem apenas gritos e grunhidos (lembrando um hardcore) , ou então a voz tem efeitos que lembram um pouco a fase mais psicodélica do "Funkadelic". A distorção dos instrumentos é colocada no nível máximo. A afinação das guitarras é "questionável", mas isso conforme aprendemos enquanto avançamos em nossa jornada dos 1001 discos, é até algo característico e usual dentro do gênero.

Esse álbum é pesado, é dark, é sim, perturbador. Para começar, sendo bem direto, basta que você compreenda o significado do nome da banda: literalmente "surfistas do olho do cú". É isso aí que você acabou de ler. Surfistas do olho do "toba". Uma piada. Aí então você percebe que a intenção dos músicos era justamente essa: fazer um som que casasse bem com esse humor negro pesado e direto. Mas ele o faz de uma forma tão crua que torna difícil a compreensão de alguém que não esteja "chapado".

Mesmo assim, é facil perceber que algumas faixas utilizam técnicas arrojadas de estúdio, como por exemplo, tocar a música de trás pra frente, a utilização de duas baterias (dois bateristas!) e uma forma de se agregar as faixas e se conceber um álbum totalmente nova.

Aliás, arrojo é a palavra que mais define esse álbum. Isso seria bom, muito bom. Não fosse seu elemento complementar, o limite, algo totalmente ignorado na maior parte de sua construção.



Locust Abortion Technician
Studio album by Butthole Surfers
Released March 1987 (US)
1987 (EUR) (AUS)
Genre Alternative rock
Length 32:34
Label Touch and Go (US)
Blast First (UK)
Torso (Netherlands)
Au Go Go (AUS)
Producer Butthole Surfers

All songs written and produced by the Butthole Surfers, except where noted.

Side 1

1. "Sweat Loaf" – 6:09
2. "Graveyard" – 2:27
3. "Pittsburg to Lebanon" – 2:29
4. "Weber" – 0:35
5. "Hay" – 1:50
6. "Human Cannonball" – 3:51

Side 2

1. "U.S.S.A." – 2:14
2. "The O-Men" – 3:27
3. "Kuntz" (unknown Thai artist) – 2:24
4. "Graveyard" – 2:45
5. "22 Going on 23" – 4:23


(back cover*)

(*The back cover of the "deformed baby" is said to be Jimi Hendrix.)

Marcadores:

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home