http://www.makepovertyhistory.org Usina de Pensamentos: 1001 Discos - 0006

Criar, mudar, refinar o pensamento! Viver o sentimento e sentir o que é vivido! Enxergar as ilusões recolocar-se na realidade! Ter insights, sentir-se continuamente inspirado... Seja mais um operário na Usina de Pensamentos!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

1001 Discos - 0006


Steely Dan
Can't Buy a Thrill
(1972)

Com o pé direito

Quando conheci Steely Dan eu devia ter uns dezoito anos. Na verdade, meu primeiro contato com a banda foi através de um disco solo do Donald Fagen, o Kamakiriad. Por sinal, mais uma excelente indicação inicial do Fabrição. O cara é foda...

O som do Steely Dan é totalmente diferenciado. Se você para para prestar atenção nos detalhes vai chegar um momento em que você vai achar que está sonhando. É tudo tão perfeito, tão milimetricamente composto para um determinado fim, que você inevitavelmente acaba se perdendo dentro da música. O mais intrigante é que parece ser exatamente essa a intenção dos brilhantes Donald Fagen e Walter Becker. Coloco essa parceria no mesmo nível de Lennon/McCartney. O entrosamento entre os músicos, com seus instrumentos, é algo incomensurável. O estilo musical adotado encaixa perfeitamente com o tema das músicas. Não é à toa que esse álbum se tornou uma forte referência, inclusive para os já comentados "The Chronic" e "Bizarre Ride II the Pharcyde".

À primeira vista, pode ser que o Steely Dan lembre levemente um som sem propósito, como um Dire Straits por exemplo, mas isso nem de longe é uma verdade. As construções harmônicas, evidentes no piano elétrico de Fagen, nos provam que a dupla absorveu muito bem toda influência estilística, do então florescente "jazz-fusion", para aplicá-lo em uma vertente mais "pop/rock/folk" com letras muito irônicas e bem humoradas abrindo caminho para um novo estilo: o "jazz-rock".

No entanto, o melhor de tudo isso está em um detalhe muito importante que não pode passar batido. Este é apenas o PRIMEIRO álbum da banda. Pouquíssimos grupos tem uma discografia tão sólida quanto o Steely Dan.

Entre Can't Buy a Thrill, Countdown to Ecstasy, Pretzel Logic, Katy Lied, The Royal Scam, Aja, Gaucho, Two Against Nature, Everything Must Go não há, de forma alguma, um álbum sequer que destoe do resto.

Se apenas isso já seria algo para se considerar como raro no mundo da música em geral, é importante destacar que menos grupos ainda têm, já em seu álbum de ESTRÉIA, vários dos seus principais sucessos.


Can't Buy a Thrill
Studio album by Steely Dan
Released October, 1972
Recorded 1972 at The Village Recorder, Los Angeles
Genre Rock
Length 40:39
Label ABC Records
Producer Gary Katz

All songs by Becker and Fagen

1. "Do It Again" – 5:56
2. "Dirty Work" – 3:08
3. "Kings" – 3:45
4. "Midnite Cruiser" – 4:08
5. "Only a Fool Would Say That" – 2:57
6. "Reelin' In the Years" – 4:37
7. "Fire in the Hole" – 3:28
8. "Brooklyn" – 4:21
9. "Change of the Guard" – 3:39
10. "Turn That Heartbeat Over Again" – 4:58

Marcadores:

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home