http://www.makepovertyhistory.org Usina de Pensamentos: 1001 Discos - 0001

Criar, mudar, refinar o pensamento! Viver o sentimento e sentir o que é vivido! Enxergar as ilusões recolocar-se na realidade! Ter insights, sentir-se continuamente inspirado... Seja mais um operário na Usina de Pensamentos!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

1001 Discos - 0001



Sonic Youth
Goo
(1990)

Micro/Macro

Nunca fui grande fã da cena punk rock ou indie. Mas atualmente, talvez levado um pouco pela cena "post-rock" que me apetece um pouco mais, tenho tido algumas insurgências nessa área antes inexplorada. Não foi algo "desagradável" como eu antes imaginava. Um exemplo está aí ao lado.

O album "Goo" do Sonic Youth. Pra ser bem sincero, eu nunca tinha ouvido nada dessa banda. Justifico.
Eu gosto muito de música. Mas, como vocês perceberiam, se explorassem um pouco mais o universo musical sob o qual estou imerso, veriam que gosto de explorar a obra de uma banda como um todo. Gosto de acompanhar a carreira dos artistas. Gosto de perceber a evolução deles em todas suas nuanças.

Foi então que percebi que, explorando a música dessa forma, sobra muito pouco tempo para diversificar e ampliar o meu leque musical. E uma coisa é certa, pra mim não tem nada NADA, repito, NADA como ouvir uma banda ou um album que você desconhecia e falar assim: "PUTA QUE PARIU, QUE SONZERA BICHO!!!!!!". Deve ser porque essa sensação de descoberta pode ser uma das minhas principais fontes de serotonina. Sei lá. Enfim, me faz bem.

Voltando ao Sonic Youth, NÃO foi exatamente essa sensação de "PQP..." que bateu ao tocá-lo
pela primeira vez. Depois, lendo um pouco sobre a banda, descobri que Sonic Youth é conhecida por ser uma banda de "noise rock" da cena alternativa nova iorquina e já tinha outros albuns muito bem conceituados lançados antes do "Goo" na década de 80.

O que chamou minha atenção, e me fez dar uma segunda chance a esse disco, foram as palavras do guitarrista e líder Thurston Moore sobre a produção desse disco: "Coloquei tudo no volume 10. No final você ouve um pop na hora em que algo queima". Achei interessante. Realmente a
Wikipedia já menciona as longas intros e outros psicodélicos de guitarra.

O som desse album é realmente saturado. O baixo distorcido parece em algumas ocasiões fazer as vezes de uma guitarra base e não de um baixo grave como de costume. Ouví-lo sob uma perspectiva MACRO pode até ser uma experiência torturante dependendo do momento e do seu "estado de espírito"; e foi assim que eu o ouvi NA PRIMEIRA VEZ.

Toda essa distorção, uma mulher cantando e falando no meio de algumas músicas, o ritmo alucinado do punk, viradas e mais viradas de bateria quase que a cada transição dentro da música, e por aí vai. Mas aí então eu li aquela frase do Thruston Moore e reparei que eu poderia estar ouvindo o album da maneira errada.

Esse estilo de música, aparentemente não é o melhor estilo de música para se escutar despropositadamente. Você tem que sentar, escutar e filtrar o que a galera tem pra te dizer. Então eu decidi ouvir esse disco com fones de ouvido e acompanhando as letras das músicas.

Acompanhar o desenvolvimento dessa obra sob essa perspectiva MICRO foi muito mais agradável. Apesar de toda distorção e mulheres cantando e falando e as viradas de bateria, ao ouvi-lo no fone de ouvido me coloquei numa posição muito mais próxima dos músicos. Foi interessante também notar a forma diferente de escrever as letras e de cantar. Foi impressionante perceber os timbres do baixo e principalmente da guitarra.

Você percebe que o músico realmente entende de som, de equipamento, que aquilo não é um caos, uma desordem geral como as vezes aparenta ser. As milhares de viradas de bateria fizeram também muito mais sentido. Apesar disso, não sou capaz de dizer que fiquei fã incondicional da banda ou mesmo do estilo relacionado. É cedo para afirmar.

Mas para quem gosta de rock e quer ouvir um som alternativo, com bastante atitude e com uma alta qualidade intrínseca esse álbum pode ser um começo razoável. Mais vai aí um conselho: talvez seja preciso uma certa dose de insistência.


Goo
Studio album by Sonic Youth
Released June 26, 1990
Recorded Sorcerer Sound and Greene Street, New York City, 1989
Genre Alternative rock
Length 49:23
Label DGC
Producer Sonic Youth, Nick Sansano, Ron Saint Germain


All songs written by Sonic Youth.

1. "Dirty Boots" – 5:28
2. "Tunic (Song for Karen)" – 6:22
3. "Mary-Christ" – 3:11
4. "Kool Thing" – 4:12
5. "Mote" – 7:37
6. "My Friend Goo" – 2:19
7. "Disappearer" – 5:08
8. "Mildred Pierce" – 2:13
9. "Cinderella's Big Score" – 5:54
10. "Scooter + Jinx" – 1:06
11. "Titanium Exposé" – 6:24

Marcadores:

3 Comments:

Blogger Luiz Alfredo said...

Gabs, faça uma introdução do seu projeto 1001 discos! De onde você tira essa listagem?

sex. nov. 21, 07:05:00 PM

 
Blogger Gabs said...

Farei, com certeza! No momento oportuno!!! Valeu pelo toque!

sáb. nov. 22, 12:07:00 AM

 
Anonymous Anônimo said...

http://lix.in/-4fc659

qui. ago. 13, 08:59:00 PM

 

Postar um comentário

<< Home