http://www.makepovertyhistory.org Usina de Pensamentos: 1001 Discos - 0008

Criar, mudar, refinar o pensamento! Viver o sentimento e sentir o que é vivido! Enxergar as ilusões recolocar-se na realidade! Ter insights, sentir-se continuamente inspirado... Seja mais um operário na Usina de Pensamentos!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

1001 Discos - 0008


Dinosaur Jr
You're Living All Over Me
(1987)

" Faça aquilo que é direito, acabe agora com seu preconceito "

Cada vez mais estou notando o quanto eu ignorei o lado alternativo do rock das décadas de 80 e 90. O pouco que eu conheço de rock dessa época está praticamente restrito ao heavy metal, hard-rock e pop-rock. Noto também o quanto nosso gosto musical é viciado e tem preconceito. Poucas vezes paramos para arriscar a ouvir algo que, de antemão, achávamos que poderíamos não gostar.

Dinosaur Jr. está nessa lista. Se dependesse do andar normal da carruagem eu, sinceramente, nunca escutaria essa banda na vida. Não me identifico com o movimento punk e sempre mantive distância de suas músicas também, assim como modernamente o indie não me apetece muito. Mas a gente amadurece.

Aprendi uma coisa simples. Pra ouvir punk não precisa SER punk, e assim sucessivamente para os outros gêneros. É claro que a internet e os mp3 dão uma mãozinha nesse caso e talvez seja esse o lado mais espetacular da internet. Você tem acesso, você pode degustar e se gostar você compra. Porque é gostoso comprar algo que você gosta. Mesmo que seja um CD do qual você já tem os mp3. Se você gosta muito, compre. A sensação de curtir o álbum é totalmente diferente. Ainda não tive oportunidade de comprar esse disco do Dinosaur Jr. Mas ele acaba de entrar na minha lista.

Confesso que preciso ainda escutar bastante para me acostumar com o vocal punk. O timbre de voz, a parte melódica da música e alguns outros detalhes
que ainda me causam certa estranheza. Mas muito menos do que no passado. Além disso, esse álbum compensa e muito pela guitarra. A terceira faixa do disco "Sludgefeast" é espetacular. Eu nunca tinha ouvido um punk/indie com solos de guitarra. Ficou genial. Na segunda faixa "Kracked" o guitarrista arrebenta muito no wah-wah.

Os riffs lembram mesmo um Black Sabbath dos velhos tempos, tipo Sabbotage e Sabbath Bloody Sabbath. Essa é uma excelente fórmula para se fazer um bom disco: mesclar elementos de gêneros relacionados, mas de épocas distintas. Ficou muito pesado mas sem perder a tônica punk contemporânea.


You're Living All Over Me
Studio album by Dinosaur Jr.
Released December 14, 1987
Recorded 1987
Genre Indie rock
Length 39:21
Label SST Records
Producer Wharton Tiers

All songs written by J Mascis unless otherwise noted.

1. "Little Fury Things" – 3:05
2. "Kracked" – 2:51
3. "Sludgefeast" – 5:14
4. "The Lung" – 3:51
5. "Raisans" – 3:48
6. "Tarpit" – 4:33
7. "In a Jar" – 3:26
8. "Lose" – 3:08 (Lou Barlow)
9. "Poledo" – 5:40 (Lou Barlow)
10. "Show Me the Way" – 3:45 (Peter Frampton)*

Marcadores:

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home