http://www.makepovertyhistory.org Usina de Pensamentos: 1001 Discos - 0014

Criar, mudar, refinar o pensamento! Viver o sentimento e sentir o que é vivido! Enxergar as ilusões recolocar-se na realidade! Ter insights, sentir-se continuamente inspirado... Seja mais um operário na Usina de Pensamentos!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

1001 Discos - 0014


Talking Heads
Remain in Light
(1980)

O Caminho para o Sucesso

Impossível não sentir a nostalgia dos anos 80 ao ouvir esse som. Posicione o cursor da primeira música "Born Under Punches (The Heat Goes On)" em 02:45 e escute aquele som que lembra o super mario ou alex kidd ou até mesmo um "river raid". Para quem viveu essa época não tem como não fazer tal referência.

Mas o elemento musical que mais chama a atenção nesse álbum é o ritmo, bem anti-convencional, sobretudo para aquela década. Esse álbum é riquíssimo em elementos percussivos, arranjados não de uma forma latina na qual nós brasileiros (ou latino-americanos) estamos acostumados (o que nos levaria para uma salsa, um mambo ou um merengue) mas remetendo especificamente a ritmos africanos. Essa fusão ficou realmente interessantíssima. Basta que se escute "The Great Curve" com bastante atenção na percussão. A velocidade e a forma que o bongo é tocado realmente não remete a nenhum outro ritmo que não ao africano. Não tem suingue. É o ritmo por si, simplesmente uma marcação bem sincopada. Para entender o que isso significa tente acompanhar o ritmo de "Listening Wind". No fundo lembra um reggae, mas não tem absolutamente nada de reggae.

"Once in a Lifetime" é uma faixa que chama bastante atenção. Não exatamente por sua construção ritmica, mas por ser uma faixa que tem a cara do produtor do disco. Essa faixa grita o nome de Brian Eno. Está ali mais do que explícito. Ou você não concorda que o refrão dessa música lembra U2 no início da carreira? Esse competente produtor tem uma participação decisiva na construção desse álbum. Outra faixa em que essa marcante influência se deixa transparecer é na "Seen And Not Seen".

"Houses in Motion" lembra muito algumas faixas do Parliament/Funkadelic do final da década de 70 ao mesmo tempo em que abre caminho para o território que seria explorado mais tarde por bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith No More por exemplo.

Já a psicodélica e carregada "The Overload" fecha o disco de forma atordoante. O clima "dark" que eles conseguiram imprimir nessa música não é algo simples de se obter. A música em ritmo lento, as pequenas oscilações preenchendo no fundo, as vozes com um delay minuciosamente calibrado, a bateria mantendo a vibe de forma precisa, tudo isso forma um cenário completamente distinto de tudo que se ouviu no disco inteiro. O som como um todo remente a algo pessimista, mas ainda assim é extremamente agradável de se ouvir.

Para ser bem franco, até um tempo atrás eu não tinha muita consideração pela banda "Talking Heads". Ouvi muito se falar sobre David Byrne na MTV - na época que a MTV era a "MUSIC" television - mas nunca dei muita moral. A verdade é que eu não cresci em um ambiente de rock alternativo. Meus amigos não ouviam esse tipo de som, ou pelo menos não tiveram a chance de me aplicar nesse estilo musical. Ainda desconheço a discografia da Talking Heads.

No entanto, o que importa é que essa barreira veio abaixo. Começo a compreender porque essa banda sempre foi tão respeitada e recebeu tantos prêmios. "Remain in Light" é um álbum realmente genial, mesclando elementos das mais diferentes culturas, consequentemente criando um clima diferente e interessante a cada música. Tudo isso muito bem balanceado pela mão de um produtor que dispensa qualquer apresentação. O resultado não tinha como ser diferente: sucesso e muito reconhecimento da mídia.



Remain in Light
Studio album by Talking Heads
Released October 8, 1980 (1980-10-08)
Recorded July 1980 (1980-07)-August 1980 (1980-08) at Compass Point Studios, Bahamas; Sigma Sound Studios, Philadelphia and Eldorado Recording Studios, Hollywood
Genre Post-punk, New Wave, World music
Length 39:48
Label Sire
Producer Brian Eno

All songs written by David Byrne, Brian Eno, Chris Frantz, Jerry Harrison, and Tina Weymouth.

Side one

1. "Born Under Punches (The Heat Goes On)" – 5:46
2. "Crosseyed and Painless" – 4:45
3. "The Great Curve" – 6:26

Side two

4. "Once in a Lifetime" – 4:19
5. "Houses in Motion" – 4:30
6. "Seen and Not Seen" – 3:20
7. "Listening Wind" – 4:42
8. "The Overload" – 6:00

Marcadores:

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home