1001 Discos - 0007
Miles Davis
Bitches Brew (1970)
Directions In Music By Miles Davis
Nesse início da minha jornada pelos 1001 Discos já tive a sorte e o privilégio de passar por ótimos álbuns e algumas boas surpresas. Isso até era de se esperar. Mas nenhum desses causou em mim tanto frissom e se constituiu como um elemento tão desafiador quanto o álbum selecionado de hoje.
Miles Davis é um ícone do jazz. Primeiramente, por sua carreira como grande músico que se estendeu por quatro DÉCADAS e em segundo lugar, por todos conceitos dentro da formalidade musical que ele foi capaz de transformar ao longo desses quarenta anos.
Pouquíssimos músicos de jazz tinham a capacidade de liderança de Miles, algo que o favoreceu muito, porque ele, durante toda a carreira, teve o cuidado de escolher sempre os melhores músicos/instrumentistas para execução dos seus álbuns. Quando eu digo "melhores músicos", leia-se: Red Garland, Paul Chambers, Philly Joe Jones, Julian "Cannonball" Adderley, John Coltrane, Wynton Kelly, Bill Evans, Jimmy Cobb, Wayne Shorter, Chick Corea, John McLaughlin, Dave Holland, Herbie Hancock, Harvey Brooks, Lenny White, Jack DeJohnette, Larry Young, Joe Zawinul, Billy Cobham, Airto Moreira, entre inúmeros outros. Outro ponto é importante ser frisado: praticamente todos esses músicos tem, ou ao menos tinham na época, as suas carreiras-solo muito bem consolidadas.
É como se montassem um time de futebol dos melhores jogadores do mundo, mas não para um amistoso qualquer, e sim para jogar uma Copa do Mundo. Ainda nessa analogia, para se ter uma idéia de sua importância, Miles Davis seria, ao mesmo tempo, o técnico, capitão e também o craque "maestro" do time.
O álbum "Bitches Brew" faz parte de uma fase já bem avançada da carreira de Miles Davis. Quando se reuniram para gravá-lo Miles já era um músico consagradíssimo (basta que nós lembremos que "Kind of Blue" foi lançado em 1959) ainda que, mesmo antes de "Kind of Blue" Miles já gozasse de bastante respeito no circuito do jazz. No entanto, foi justamente em "Bitches Brew" que ele, aproveitando toda essa liberdade, resolveu estender a sua capacidade ao limite máximo. Isso, no vocabulário de Miles Davis, significa fazer uma verdadeira revolução. Resultado: esse álbum abriu diversas fronteiras e deu início a uma nova fase no desenvolvimento do jazz. Como Miles Davis fez isso?
Entusiasmado com a vertente psicodélica e experimental do rock do final da década de 60, principalmente com Jimi Hendrix, Miles Davis resolveu aplicar a fórmula dentro do formato do jazz. Naturalmente, isso causou muita polêmica principalmente por parte da crítica especializada em jazz da época, sobretudo em sua vertente mais conservadora. Por que?
Miles foi o primeiro a utlizar instrumentos elétricos em uma gravação de jazz. Isso ia muito contra os princípios de que o jazz deve ser acústico, com instrumentos rústicos, com sonoridade natural. Outra: Miles foi pioneiro em relação a edição das músicas em estúdio. Em "Bitches Brew" algumas partes das músicas são apenas "loops" (repetições) criados artificialmente com técnicas de estúdio. Isso é evidenciado principalmente em "Pharaoh's Dance" e na faixa título "Bitches Brew".
Trata-se, portanto, de um álbum riquíssimo, mas que para ser bem apreciado sem dúvida requer um pouco de maturidade. As músicas são bem longas, compostas de maneira dissonante, com ritmos sincopados formando de uma arquitetura bem complexa. Mas, sem dúvida, a viagem vale a pena.
Conforme a própria capa do disco sugere é um mergulho surreal no mundo do jazz. Basta que você abra sua cabeça e dê a si mesmo a chance de ouvir "os caminhos da música, segundo Miles Davis".
Bitches Brew
Studio album by Miles Davis
Released June 1970
Recorded August 19–21, 1969
January 28, 1970 (Bonus track)
30th Street Studio
(New York, New York)
Genre Jazz, fusion, avant-garde jazz
Length 94:11 (Original LP)
106:01 (CD Reissue)
Label Columbia/Legacy GP-26
Producer Teo Macero
All pieces were written by Miles Davis, except where noted.
Side one
1. "Pharaoh's Dance" (Joe Zawinul) – 20:06
Side two
1. "Bitches Brew" – 27:00
Side three
1. "Spanish Key" – 17:34
2. "John McLaughlin" – 4:26
Side four
1. "Miles Runs the Voodoo Down" – 14:04
2. "Sanctuary" (Shorter) – 11:01
Marcadores: 1001 discos
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