http://www.makepovertyhistory.org Usina de Pensamentos: Hakuna Matata

Criar, mudar, refinar o pensamento! Viver o sentimento e sentir o que é vivido! Enxergar as ilusões recolocar-se na realidade! Ter insights, sentir-se continuamente inspirado... Seja mais um operário na Usina de Pensamentos!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Hakuna Matata


O Dia depois de... Ontem!!!

"Nada como um dia após o outro!" diz categoricamente outro provérbio popular. Na verdade, uma maneira ainda mais didática de dizer o que "estatisticamente" poderia ser expresso da seguinte forma: "Na sua vida toda você terá cinquenta por cento de coisas boas e cinquenta por cento de coisas ruins". Se hoje você está chateado com alguma coisa, amanhã pode ser que mude, e vice-versa. Ou, se não mudar, pode ser que você receba uma surpresa inesperada que te faça esquecer completamente aquela porcaria que tava te levando pra baixo. Parece muito "auto-ajuda"? Para os mais solitários, sei que essas palavras tem algum valor e mesmo que tentem negar, essas ideias já foram, são e serão relevantes de alguma forma. Na verdade, parece que foi justamente essa tentativa de generalizar as experiências que transformou algumas boas ideias em mercadorias baratas nessa literatura "banal". Não incorramos no mesmo erro, então. Evitemos então, tornar ordinárias as coisas que possuem um elevado valor intrínseco. Porque, se de quase todas experiências do dia-a-dia é possível tirar um aprendizado, não há necessidade de se apegar a uma especificamente e ficar martelando sobre ela durante muito tempo. Isso, tanto para o bem quanto para o mal. A vida seguirá o seu fluxo, independentemente da sua vontade. É mera questão de tempo. Nossa memória, para nossa sorte (ou azar, dependendo do referencial) é muito volátil e, com tempo, esquecemos de quase tudo. O tempo ameniza gradativamente a violência do impacto que as más lembranças tem sobre nós, até o ponto de acharmos que aquilo, de fato, não tem importância alguma. Pode demorar, mas é sempre assim. Com as boas lembranças, se pensarmos bem, não acontece dessa forma. Curiosamente, parece ocorrer o inverso. Algo que você fez que aparentemente não representava nada pra você, mas que pro outro teve um significado maiúsculo, têm o poder de se amplificar no tempo e se transformar em em algo quase que "sagrado", e que, por isso, tem o poder de reaproximar as pessoas. E se pensarmos bem, isso, em si, já é um "milagre" e tanto.

3 Comments:

Blogger Denise said...

Ter o passado como base e o futuro como uma meta é uma maneira de manter o hoje equilibrado... aceitar que ele é único, e em questão de 24 as coisas mudam, mesmo tendo o mesmos cenário e atores. Sábias palavras as suas :)
E quanto ao livro, obrigada pela sugestão!

dom. fev. 07, 11:35:00 AM

 
Blogger Rubite said...

Ainda bem que existe o tempo!

seg. fev. 08, 08:53:00 PM

 
Blogger Paterson Franco said...

é como quando alguém me diz que está triste ou com alguma dor, e digo que isso é bom, porque quer dizer que aquilo é uma exceção. se a dor e a tristeza fossem permanentes, prazer e alegria sim é que seriam notórios...

ter. fev. 09, 09:02:00 AM

 

Postar um comentário

<< Home