http://www.makepovertyhistory.org Usina de Pensamentos: Quais são seus livros prediletos?

Criar, mudar, refinar o pensamento! Viver o sentimento e sentir o que é vivido! Enxergar as ilusões recolocar-se na realidade! Ter insights, sentir-se continuamente inspirado... Seja mais um operário na Usina de Pensamentos!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quais são seus livros prediletos?


Vamo lá, de cabeça, dos poucos que eu li até hoje...

Musashi (Yoshikawa)

Esse é um BAITA livro! Emocionante... Já pratiquei por um tempo as artes militares japonesas (kenjutsu, aikijujutsu, etc) e o livro foi um baita combutível! Sou fissurado nos filmes antigos do Kurosawa muito por conta desse livro que me iniciou no conhecimento da cultura japonesa mais tradicional...

Ensaio sobre a Cegueira (Saramago)

Li o livro pela primeira vez há quase dez anos, era ainda um moleque, e como não poderia ser diferente, o livro mexeu muito comigo... Hoje sou fã de carteirinha do Saramago, leio tudo que posso, dele e sobre ele... É triste pensar que nunca mais chegarei numa livraria pra comprar o NOVO lançamento do Saramago... :( Por outro lado, sua obra é vasta, acho que vou levar a vida inteira pra tentar compreender mesmo que uma parte ínfima...

Humano, demasiado humano (Nietzsche)

Poucos livros são capazes de transformar a sua maneira de ser, a sua personalidade. Foi o que aconteceu comigo depois de ler este e outros livros do grande pensador alemão. Vários livros dele se equivalem em qualidade, na minha opinião (Assim falava Zaratustra, Para além do bem e do mal, A Gaia Ciência, etc). Mas esse é mais direto. Vale a pena conhecer.

O Relojoeiro Cego (Dawkins)

Esse livro simboliza muito pra mim. Foi muito por conta dele que escolhi meu curso de graduação (biologia), o qual eu não exerço, mas sou muito grato, pois me deu uma base teórica muito boa... Pude desenvolver bons trabalhos e boas discussões na faculdade e tudo isso me ajudou a me tornar o que sou hoje.

O livro do desassossego (Pessoa)

Sempre fui fã de poesia. Mas confesso que nunca tive muito talento e paciência pra coisa. Preferia a poesia contida nas músicas. Quando eu descobri um livro do Fernando Pessoa escrito em prosa eu fiquei extasiado! Hoje compreendo porque o Pessoa talvez seja o maior escritor que já existiu em lingua portuguesa. Adoro seus textos, que nesse livro estão carregados de uma certa melancolia, uma certo desalento para com a vida. Ver tudo isso a partir de uma perspectiva tão bela quanto a da prosa do Pessoa é um prazer incomensurável...

1 Comments:

Blogger André Ribeiro said...

Comecei a ler Musashi, justamente durante o período em que pratiquei kenjutsu.
Gostei muito da leitura e também gostava muito do kenjutsu, mas não consegui me envolver com a filosofia japonesa.
Foi quando resolvi parar o kenjutsu e parei também de ler Musashi. Só li o volume I.
=)

qua. jul. 21, 12:12:00 AM

 

Postar um comentário

<< Home