http://www.makepovertyhistory.org Usina de Pensamentos: 1001 Discos - Edição Especial nº1

Criar, mudar, refinar o pensamento! Viver o sentimento e sentir o que é vivido! Enxergar as ilusões recolocar-se na realidade! Ter insights, sentir-se continuamente inspirado... Seja mais um operário na Usina de Pensamentos!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

1001 Discos - Edição Especial nº1

Preâmbulo



É difícil precisar onde e quando tudo começou. Certamente já faz um bom tempo. Para cravar uma data específica jogo aí um ano, fácil. Dezembro de 2007. Pois já faz, no mínimo, um ano que estou planejando desenvolver esse "projeto" pessoal dos 1001 Discos.

Tudo começou quando, em visita à uma livraria, me deparei com o livro "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer". A paixão foi instantânea e conseqüentemente o desejo de adquirí-lo. No entanto, depois de folheá-lo me bateu a real. O livro é todo ilustrado, colorido e é bem robusto. "Deve ser uma nota preta, uns cem reais tranqüilo", pensei. Passei no "Códi-Barra". Não era. Não custava nem 40 reais. Eu fiquei branco, amarelo, azul, de tanta vontade de comprá-lo. Mas, na época, eu já havia comprado muitos livros, estava com o orçamento apertadíssimo e não deu para comprar. O autoconsolo me consumia: "Não há de ser nada... Já abri mão de ter tanta coisa, um livro a mais, um a menos não vai fazer tanta diferença assim...". Contudo, a verdade era que eu queria muito ter aquele livro.

E não é que o papai noel é mesmo um cara muito generoso e esperto e além de tudo rápido??? No meu caso, uma mamãe noel, ou melhor, (será que existe) a "namorada" noel??? Não sei ao certo, mas essa "namorada noel" marcou muito bem o presente e eu ganhei o danado do livro no Natal do ano passado. Você acha que eu fiquei feliz? Pense um pouco e tire as suas conclusões. Ela nunca, eu disse NUNCA, erra!!! (L)

Finalmente com o livro em mãos, tive o prazer de ler com mais calma. É engraçado. Isso deve acontecer com 99% das pessoas que compram esse livro. Todo mundo folheia o livro primeiro atrás dos discos que gosta e que já conhece muito bem. Não fugi à essa "estatística". Procurei cada um dos álbuns da minha discoteca para ver o que o crítico musical tinha a falar sobre ele. Legal. Entretanto, já começava a desenvolver o olhar crítico sobre o livro e pensava: "Humpf! A Wikipedia dá um banho de informação em qualquer resenha dessas...". Depois de ler repetitiva e exaustivamente diversas críticas sobre os álbuns dos Beatles, Pink Floyd, Queen, Genesis, Yes, Black Sabbath, Jimi Hendrix, Miles Davis, Led Zeppelin, Radiohead, U2 entre vários, vários outros eu percebi algo que acabou sendo o "ponto de mutação" na minha forma de enxergar esse livro.

Percebi que o pouco que eu conhecia dos discos que estão neste livro não chega a 20% do total. O fato é que eu caí na real. O livro me deu um baile. Vi que tinha muita coisa que devia ser de altíssima qualidade mas que eu desconhecia ou ignorava completamente. E outro detalhe.

De que adianta um livro que fala de música? Livros são mudos. O livro não canta, não toca, não faz nada. Por mais que o cara escreva bem e descreva o som com os melhores adjetivos possíveis isso não substitui e nem desobriga o leitor a escutar o disco para concordar ou até discordar da visão do autor. Pensei ainda. "Será que eu vou usar esse livro apenas para ler sobre discos que já conheço?". Obviamente que não.

Na verdade a idéia é muito simples. Basta que se leia atentamente o título do livro: "1001 Discos para ouvir antes de morrer". Leia de novo, com atenção. [...] . Mais uma vez. [...] . Captou? Não está escrito "1001 Discos para "se ler sobre" antes de morrer" ou "Meia Dúzia-de-Discos-que-você-já-conhece-mas-que-acha-que-precisa-saber-mais-alguma-coisa-sobre-eles-antes-de-vestir-o-pijama-de-madeira". Nada disso! É "1001 Discos para OUVIR antes de MORRER". Porque isso só vai fazer diferença se você gosta realmente de música e tem sensibilidade para a coisa. Se você não gosta ou se para você não faz diferença, eu sinto muito. Você está perdendo uma bela fonte de cultura e diversão.

Mas se do contrário, você se importa em ampliar seu conhecimento, sua cultura, se você deseja explorar novos universos, visitar novas e "antigas" culturas, se você quer viajar no tempo, de repente se sentir plenamente na década de 50 ou 60, para isso não há aditivo que o faça viajar melhor do que a própria música. Duvida?


====================

Ótimo. Mas como a jornada é muito longa (são 1001 discos, um por dia, quase três anos) e o tempo é corrido, mais adiante comentarei com mais detalhes sobre como estou desenvolvendo o projeto, a seleção dos discos, algumas estatísticas interessantes que estou desenvolvendo e mais "causos" pessoais para ilustrar um pouco o ambiente. Tudo com bastante calma e paciência e, se possível, com uma bela trilha sonora ao fundo.

Agora, pra finalizar...

Claro que nesse post não poderia faltar um detalhe importantíssimo!!! UMA SURPRESA!!!

E quem não gosta de uma boa surpresa? Então, quem se interessar em ter um acesso mais facilitado às musicas e aos álbuns que estão sendo aqui comentados, peço a gentileza de deixar um comentário aí embaixo (se possível com o email, por favor). Os álbuns ficarão hospedados POR TEMPO LIMITADO em um servidor público gratuito. Para ser mais prático, dá até pra ouvir cada música online (em streaming) ou seja, SEM necessidade de DOWNLOAD. Se necessário for, passo mais instruções em outro post. Reclamem se sentirem qualquer dificuldade. Deixando também frisado que, caso alguém se sinta lesado por isso, basta deixar um aviso, que as medidas necessárias serão imediatamente cumpridas.

Visite nossa "nova" página clicando aqui -> usinadopensar
(Só não se esqueça: antes de mais nada, PEÇA JÁ a sua senha!) :P

Isso dito,
Solta o som...




" Quem Anda, sabe Dançar / Quem Fala, sabe Cantar "

Marcadores:

3 Comments:

Blogger Luiz Alfredo said...

Que maravilha meu velho, só podia vir dessa sua mente genial! E que textos!

E não se preocupe: já sou um argonauta desta nave!

sáb. nov. 29, 02:40:00 AM

 
Blogger Luiz Alfredo said...

Ah sim, cadê a senha caramba? =D

sáb. nov. 29, 02:41:00 AM

 
Blogger Gabs said...

opa!
valeu d+!

na hora entra lá, irmaõzim: 8654324

sáb. nov. 29, 01:15:00 PM

 

Postar um comentário

<< Home