http://www.makepovertyhistory.org Usina de Pensamentos: Humano, demasiado humano - 013

Criar, mudar, refinar o pensamento! Viver o sentimento e sentir o que é vivido! Enxergar as ilusões recolocar-se na realidade! Ter insights, sentir-se continuamente inspirado... Seja mais um operário na Usina de Pensamentos!

sábado, 24 de janeiro de 2009

Humano, demasiado humano - 013

Sinais de Cultura Superior e Inferior


284. Em favor dos ociosos. - Como sinal que decaiu a valorização da vida contemplativa, os eruditos de agora competem com os homens ativos numa espécie de fruição precipitada, de modo que parecem valorizar mais esse modo de fruir do que aquele que realmente lhes convém e que de fato é um prazer bem maior. Os eruditos se envergonham do otium [ócio]. Mas há algo de nobre no ócio e no lazer. - Se o ócio é realmente o começo de todos os vícios, então ao menos está bem próximo de todas as virtudes; o ocioso é sempre um homem melhor do que o ativo. - Mas não pensem que, ao falar de ócio e lazer, estou me referindo a vocês, preguiçosos.

3 Comments:

Blogger Mari said...

Droga, eu realmente achei que agora tinha um motivo pra não fazer nada.

Estar de férias é uma bosta.

E não pense que eu só li esse texto, tá? Quando foi que você ficou genial assim?

XD

Beijos da prima orgulhosa

sáb. jan. 24, 01:40:00 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Engraçado o ócio, o tédio e a preguiça! Sim, engraçado, porque as vezes nao os consigo diferenciar...Deve ser algo imposto(os conceitos, claro) de maneira tao sutil.Rs. Enfim, em um mundo que presa o workaholicquismo tb acho que o "ocioso é um melhor homem que o ativo", seja ele preguiçoso, tedioso ou puramente ocioso!

Cheguei ao seu blog pelo do Luiz e percebi que vc visita o meu. Legal a coincidencia!

dom. jan. 25, 02:04:00 AM

 
Blogger Luiz Alfredo said...

Isso porque você não conhece essa gatinha gabriel ;D

Mas rapaz, me impressionei mesmo com a criatividade da imagem, o manual da procrastinação hehehe. Muito bom!

qua. fev. 04, 05:48:00 PM

 

Postar um comentário

<< Home