http://www.makepovertyhistory.org Usina de Pensamentos: Professor nota zero

Criar, mudar, refinar o pensamento! Viver o sentimento e sentir o que é vivido! Enxergar as ilusões recolocar-se na realidade! Ter insights, sentir-se continuamente inspirado... Seja mais um operário na Usina de Pensamentos!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Professor nota zero


Dos 214 mil professores que se submeteram à prova da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, 3.000 tiraram zero: não acertaram uma única questão sobre a matéria que dão ou deveriam dar em sala de aula. (G. Dimenstein)

Leia mais (sobre mais esse absurdo), aqui ó.

=============================================

Viu? Não é tão difícil assim. É muito simples começar a resolver um problema que até aparenta ser bastante complexo, como a educação. Aliás, tenho essa idéia desde meus tempos da escola ginásial. Por que que professor não precisa fazer prova, da mesma forma que os alunos?

O segredo está aí. "Provinha" pra todo mundo, até para os professores. Mas pra isso é preciso ter coragem. Coragem para não procurar nas estatísticas alguns índices com viés político e eleitoreiro. Alfabetização crescente? Índice de reprovação em declínio? Construção de escolas? Mais crianças na escola? Será que só isso basta? Além do quê, tudo isso é muito fácil de ser maquiado, de ser burlado, de forma a se demonstrar eficiência e competência em um setor que precisa ser tratado com muito cuidado por ser o que está mais relacionado ao nosso futuro, como é o caso da educação.

Profissionais capacitados é o mínimo que se exige para a manutenção de qualquer sistema, por que então seria diferente na área da educação? No Brasil não parece funcionar assim. Quanto mais escolas, quanto mais "menino" na escola, quanto menos "reprovação" melhor. No entanto, sem uma boa base, com professores minimamente qualificados não adianta nada. Esses profissionais precisam, mesmo, serem avaliados. Urgentemente.

Mas isso abriria os olhos de muita gente, para outros problemas graves inclusive. E para "algumas pessoas" , quanto mais "cega" a população, melhor. O índice de popularidade agradece.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home